"A Experiência da vida é a pergunta"



Arquivo Pessoal. Fotografia de Luanah Cruz

 

Projeto de Arte-Vida iniciado em 2005, se constitui por Experimentos em performance, intervenção urbana, happening, instalação, corpoinstalação, vídeo, vídeoperformance, fotografia e música. tendo o corpo da performer – compreendido em suas experiências, trajetórias e memórias, além de sua relação com o espaço e o tempo – como disparador para a criação,  propõe espaços-tempos para sua ampliação e ressignificação, gerando reflexões e ações sobre identidade, imagem e representação, público e privado, presença, ancestralidade, memória, afetividade, feminino e feminino negro.

Compreendidos como forças, movimentos e acontecimentos, os Experimentos refletem e simbolizam modos de compreensão, percepção e ampliação da existência. Buscando através de suas estruturas, compartilhar seus processos originários de criação, enfatizando a ideia de acontecimento e revelando as fronteiras entre arte e vida, são um meio de resgatar a percepção da existência a partir da intensificação do tempo. Sua existência se dá através do encontro e da ressonância de sua força vital no espaço arquitetônico e no espaço interno dos presentes, estimulando a relação com os sentidos e processos de rememoração.

Os Experimentos foram apresentados, entre outros, em: Exposição Coletiva “Abraço Coletivo”,  Ateliê 397 (SP) “Bastardas V: Dissidentes e Abjetos” - II Seminário Internacional Corpo Performativo da UEM (PR); “Gira Circuito Itinerante de Performances” (PB); “Reperformar o Afeto: Professores Performers” na UFRN (RN/2018); Festival La Plataformance (SP);  Mostra SESC Cariri de Culturas (CE); Exposição “A Experiência da vida é a pergunta” - Casa de Zuleika (SP); Projeto Presença Permeável, Praça das Artes (SP); XOKE - Mostra independente de arte de guerra (SC); Sarau do PI, Sesc Taubaté (SP) e Casa das Rosas (SP); Festival Baixo Centro - 1ª edição (SP), V Festival de apartamento (SP); Corpoinstalação 2ª edição - SESC Pompéia (SP); I Fórum Estadual de Performance - Bauru (SP).